Benevides: Cidade da liberdade, da água boa e da natureza
- Editor Bacabas

- 7 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Benevides é também conhecida como "O berço da Liberdade"

A cidade de Benevides, apesar de Localizada na Região Metropolitana de Belém, parece uma cidade situada nos bons tempos do passado. A cidade que ainda preserva traços de cidade pequena em que as pessoas sentam à porta de casa para o café da tarde e que os moradores se conhecem pelo nome. O baixo índice de violência quando comparado com as outras cidades RMB é outro diferencial.
Benevides é também conhecida como "O berço da Liberdade", pois foi a primeira cidade do Estado do Pará e a segunda do Brasil, a libertar escravos. O ato realizado na sede da Sociedade Libertadora da vila de Benfica, de Benevides, libertou escravizados negros, pardos e índios, o que atraiu uma grande quantidade de escravizados fugitivos, inclusive de outras localidades. O ato foi assinado pelo Visconde de Maracaju, então presidente da província do Grão-Pará, no dia 30 de março de 1884, muito antes da controversa Lei Áurea, de 13 de maio de 1888. A libertação provocou uma concentração de mão-de-obra que passou a trabalhar nas atividades agrícolas do município.
Benevides também foi uma das primeiras cidades a receber imigrantes franceses, italianos e espanhóis para trabalhar na agricultura. A Estrada de Ferro Belém-Bragança, inaugurada também 1884, passava pela vila de Benfica, contribuindo para fixar os colonos, escoando a produção até o porto fluvial da capital Belém, e para o transporte de passageiros.
Benevides é também conhecida pelos muitos igarapés e fontes de água mineral. A ótima qualidade das águas subterrâneas, atraiu empresas de água mineral e também uma grande fábrica de cerveja situada na BR-316.
A abundância de água e de espaços naturais contribuiu para a instalação de empreendimentos ecoturísticos e agroflorestais, entre eles a Ecopousada Bacabas, que fica situada nos limites dos municípios de Benevides e Santa Isabel do Pará.
O nome de Benevides se constitui numa homenagem prestada a Francisco Maria Correia de Sá e Benevides, presidente da Província do Pará entre 1875 e 1876.



link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link